Quem pode escutar o corpo ?

Jesuana Sampaio –

Todo mês meu corpo reclama porque ainda não sou mãe. Os seios reclamam em displasias por ainda não terem alimentado a boca faminta de uma criança. O útero sangra em cólicas paralisantes que sinalizam algo de errado no fluxo.

Todo mês eu luto para não endemonizar meu ciclo, para entender meu corpo que clama pausas, grita atenções e pede calma com o turbilhão de hormônios caminhando com as fases da lua.

Quem pode escutar o corpo? Eu, escuto meu corpo, ele sabe que eu quero ser mãe mas ele também sabe que eu tenho muito, muito medo. Medo porque sei que a minha vida nunca mais será a mesma e que está será a maior responsabilidade que eu poderia assumir. E ele também sabe que é por isso e por tantos outros motivos que eu respeito toda mulher que decide não ser mãe, respeito todos os corpos que decidem sobre os seus desejos, suas vidas.

Cada mulher aprende a escutar o seu corpo, e quando não o ouve, ele grita. Os corpos gritam também quando não querem gestar, percebem que há muitas formas de ser mulher e isso não se reduz a ser mãe.

Meu corpo já foi lugar de ódio, incompreensões e autoestima destruída, hoje, eu só quero ouvir meu corpo porque saber ouví-lo é saber, cada vez mais de mim, desta morada templo, desta carcaça da minha alma.

Sei que ouvindo a minha intuição saberei o momento. E, quem sabe, quando a coragem for maior que o medo eu não hesitarei em me parir mãe.

Ilustração: Raíssa Padial Corso.

Música: “Em Defesa Delas” Juliana Strassacapa (youtube: Católicas pelo direito de decidir. )

14 comentários em “Quem pode escutar o corpo ?

  1. Temos essa tendência a tapar os ouvidos para nossas necessidades… Depois sofremos demais! Tenha certeza que essa maturidade, esse respeito por si a fará uma mãe maravilhosa. Transforma o medo em frio na barriga!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lindo Jesuana! Passei pelo meu tempo de não querer, depois querer… pela vida que caminha às vezes alheia à nossa vontade. Enfim, escutar o corpo e o coração e não sentir culpa pelo que ouvir. Meu corpo gritou há 9 anos e agora anda cantando pela casa. E o medo? Continua rs.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Aaahhh!!! O corpo que vive falando… Gritando. O meu fala alto feito o eu! Ele grita e às vezes escapa, viu? Mas as decisões são muitas pra encaixar uma na outra: trabalho, dinheiro, parceiro… O que sei é que de tudo que planejei a única coisa perfeita é o rebento que veio.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Aqui, emocionada,porque é tão verdadeiro e por isto tão belo. Nosso corpo é um lugar sagrado, lugar de cuidado, terreno de cultivo para se plantar a vida, o amor, o que for, mas é também terreno livre!
    Pela liberdade dos corpos femininos aprisionados!!!
    Este texto me vem como um canto de clamor, um canto de louvação a cada uma de nós!
    Gratidão, minha bela e adorável amiga!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: