Meu coração é fogueira grande!

Hoje é 24 de junho. Todo ano, nesse dia, meu coração é fogueira grande, é criança buliçosa, é menina corajosa e enlouquecida nas festas do bairro todo.

Todo ano, nessa data, é como se fosse aniversário do meu povo, é como se fosse marcação do enredo da nossa vida nordestina, é como se fosse o sol nascendo num dia lindo… Não dá pra segurar, não tem como não participar, não tem como não ouvir o forró tocando lá fora, o coco pisando bem forte seguindo o sentido da Terra, dando sentido ao dia de São João.

A gente ouve o moço da quadrilha gritar: – São João chegou! Olha o São João chegando, minha gente! Lá, a gente trocou o santo pela festa, porque não é ele que chega com cajado florido e o menino Jesus no colo. É o povo todo que enche as ruas, que passa a noite no meio do mundo, que sua agarradinho no forró, que assa milho espiando a vida alheia, que reúne a família para fazer canjica, que enche a cumbuca de mungunzá até as beiras esborrando de prazer em se alimentar da colheita do milho. A coisa é tão forte que quando criança eu nem me dava conta que São João era um santo. Eu achava que São João era a festa. E era. Lá não tem essa coisa de festa junina, é São João que chama, viu?

E haja fogos nas ruas, gente que sai bonita de casa para ficar cheirando a fumaça. Porque São João é fogo! É fogueira em todo lugar! Você se sente num desses palcos de mágico que sabem encantar a plateia com fogo sem queimar ninguém, convencendo que o fogo tem mais beleza que perigo! Tem faísca subindo da madeira, dos poros, dos corações.

É mais gente começando namoro que nas redes sociais. Dia de São João é dia esperançar um novo par. De sair e experimentar muitos corpos na dança, quem disso não entende, vai de recadinho no correio elegante. Vai de conversinha ao pé do ouvido. Usa a barraca do beijo, já compra uma maçã do amor. Não tem matuto, nem caipira, tem muita gente exibida, com os sentidos afetados pelo amor, pelo desejo, ou pela cachaça em suas variadas formas.

Todos os problemas da vida, nesse dia, são guardados, e aguardam a passagem dessa festa pelo mundo. Nesse dia as mazelas da vida são queimadas na fogueira, ficam surdas sob o som da zabumba. O triângulo tilintando para acompanhar a sanfona, faz tudo ficar romântico e perfeito! É tradição ser feliz no São João.

Viva São João!

Vivaaaaaa!!!!!

21 comentários em “Meu coração é fogueira grande!

  1. Adorei, Ju. Eu que amo forró e descobri minha brasilidade nessas danças amo demais São João… Me fizeste ver ao vivo algo que só tenho na imaginação… Aguçaste ainda mais meu desejo de viver um São João de verdade!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: